segunda-feira, 6 de junho de 2011

PM invade quartel do Corpo de Bombeiros para reprimir manifestantes em protesto por salários



O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) invadiu pouco antes das 7h deste sábado o QG do Corpo de Bombeiros, que estava há cerca de 13 horas ocupado por militares da corporação em protesto por melhores salários.


Os PMs explodiram o portão dos fundos do quartel, na rua do Senado, deram tiros de efeito moral e jogaram bombas de gás lacrimogênio que atingiram os manifestantes e jornalistas dentro quartel e na rua. Pessoas saíram sangrando e a situação ficou muito tensa no local.

Houve barulho de tiros de fuzil que, segundo os bombeiros, foram dados para o alto. Três dos líderes do movimento foram presos e encaminhados para o Batalhão de Choque. Alguns bombeiros saíram feridos do quartel com marcas de tiros de balas de efeito moral.

Segundo os manifestantes que ocuparam o QG do Corpo de Bombeiros, cinco crianças saíram feridas devido ao gás lacrimogênio e estão sendo medicadas no Hospital Souza Aguiar. Uma das crianças pediu aos policiais que parassem de jogar o “gás maldito”. Ainda segundo eles, há feridos dentro do quartel.


Mas o secretário Municipal de Saúde, Hans Dohmann, afirmou que somente uma criança, que inalou fumaça, foi atendida no Hospital Souza Aguiar. Ainda de acordo com o secretário, por volta das 6h30 da manhã, um grupo de mulheres com cerca de cinco crianças chegou a procurar a emergência do hospital, mas as crianças não estavam feridas, apenas nervosas, e foram embora. De acordo com o secretário, até agora não houve nenhum outro registro de atendimento relacionado a este caso na rede municipal de saúde.

Os manifestantes se queixaram da violência usada pela PM para dissolver a manifestação na manhã deste sábado e informaram que 12 manifestantes foram presos e estão sendo levados para o Batalhão de Choque. O protesto deve seguir daqui a pouco para uma nova manifestação na porta da Alerj.

No momento, policiais do Bope, do Batalhão de Choque e da cavalaria estão no local. As ruas no entorno do QG estão bloqueadas e a Praça da República está cercada por PMs. Manifestantes que protestavam junto à grade em frente ao QG dos Bombeiros, dentro do Passeio Público, estão sendo dispersados por policiais da cavalaria da PM.

No momento seis micro-ônibus com bombeiros presos estão saindo de dentro do quartel para o Batalhão de Choque.

O governador Sérgio Cabral reúne-se com equipe de seu Governo nesta manhã, no Palácio Guanabara (prédio anexo), onde, em seguida, por volta das 8h30, deve acontecer uma entrevista coletiva.

FONTE: O Globo / FOTO: Marcelo Carnaval

Nenhum comentário:

Postar um comentário