segunda-feira, 18 de julho de 2011

Exército abre inscrições para 95 vagas no Instituto Militar de Engenharia

Candidatos devem ter nível médio, no mínimo 16 anos e no máximo 22 anos de idade

 

O Comando do Exército, por intermédio do Instituto Militar de Engenharia (IME), abre neste domingo (17) as inscrições para o Concurso de Admissão ao Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa do Quadro de Engenheiros Militares, que oferece 52 vagas, e para Admissão ao Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva do Quadro de Engenheiros Militares, que oferece 43 vagas.

O Instituto Militar de Engenharia localiza-se na cidade do Rio de Janeiro. É o estabelecimento de ensino do Departamento de Ciência e Tecnologia, responsável, no âmbito do Exército Brasileiro, pelo ensino superior de engenharia, voltado para o emprego militar, e pela pesquisa básica, tendo como finalidade formar recursos humanos para atender às necessidades do Exército. Ambos os cursos graduam engenheiros entre as especialidades oferecidas, definidas anualmente pelo Estado-Maior do Exército.

A distribuição dos alunos pelas várias especialidades é feita respeitando-se a classificação acadêmica durante o ciclo básico do curso de graduação em engenharia. As especialidades a serem oferecidas aos alunos que concluírem o ciclo básico no ano de 2011 são fortificação e construção (engenharia civil) – elétrica – eletrônica – comunicações – mecânica e de armamento – mecânica e de automóveis – materiais – química – cartografia – computação.

Ativa

O Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa destina-se a candidatos de ambos os sexos, com ensino médio, que desejam seguir a carreira militar. O curso tem a duração de cincos anos e currículos estruturados para atender à graduação em engenharia militar e à formação do oficial.

Ao matricular-se, o candidato adquire a condição de militar e de aluno do Curso de Formação de Oficiais da Reserva do IME e recebe fardamento, alimentação, assistência médica, dentária, psicológica, alojamento e soldo. No 5º ano, passa a 1º tenente. Ao término do curso será nomeado oficial da ativa do Quadro de Engenheiros Militares e terá pela frente toda a carreira a seguir no Exército, passando gradativamente pelos postos de 1º tenente, capitão, major, tenente-coronel e coronel. Dependendo do seu aperfeiçoamento e desempenho profissional, poderá galgar os postos de General-de-Brigada e de General-de-Divisão.

Reserva

O Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva destina-se aos candidatos com ensino médio, que não desejam seguir a carreira militar. O curso tem a duração de cinco anos e currículos orientados para atender à graduação em engenharia e à formação de oficial da reserva.

Ao matricular-se, o candidato adquire a condição de militar e de aluno do Curso de Formação de Oficiais da Reserva do IME, que está estruturado para funcionar no primeiro ano do Curso de Formação e Graduação/Reserva. O aluno receberá fardamento, alimentação, assistência médica, dentária, psicológica, alojamento e soldo, apenas durante o Curso de Formação de Oficiais da Reserva.

Ao concluir o curso, o aluno prosseguirá os quatro anos restantes, na situação jurídica de civil, como aluno do curso de graduação. Por se tratar de uma Organização Militar, o aluno civil deverá manter conduta compatível com a instituição, devendo obedecer às Normas Internas para Controle Disciplinar de Alunos Civis do IME e à Lei do Ensino no Exército.

Após a conclusão do Curso de Formação e Graduação/Reserva, o aluno que optar por ser oficial da reserva de 2ª classe poderá realizar, em caráter voluntário, o Estágio de Instrução Complementar de Engenheiro Militar, com duração de 12 meses.

Requisitos, inscrições e provas

Os candidatos devem ter nível médio, no mínimo 16 anos e no máximo 22 anos de idade, completados no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2011.

Para efetuar a inscrição, o candidato deverá preencher o formulário de inscrição de forma eletrônica, no site www.ime.eb.br, até 2 de setembro, e realizar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 95,00.

O processo seletivo terá exame intelectual, inspeção de saúde e exame de aptidão física. O exame intelectual será realizado entre os dias 7 e 27 de outubro.

FONTE: G1

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário