sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Blindado Guarani executa tiro real de canhão 30 mm


Marambaia (RJ) – No dia 11 de outubro, o Centro de Avaliações do Exército (CAEx) realizou uma exposição dos mais recentes materiais de emprego militar a serem adotados pela Força Terrestre. Na ocasião, foi realizada a demostração de tiro real da nova Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Guarani, do novo fuzil IA2 Imbel e a recepção, por parte do Exército Brasileiro, dos dois primeiros exemplares do radar SABER M60. A atividade, que ocorreu no Campo de Provas da Marambaia (RJ), contou com a presença do Ministro da Defesa, Embaixador Celso Amorim, do Comandante do Exército, General-de-ExércitoEnzo Martins Peri, de uma comitiva do Exército Argentino e de autoridades civis e militares.
A Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – Média de Rodas (VBTP-MR), Guarani, atualmente em fase de avaliação no CAEx, pesa 18 toneladas, tem capacidade para transportar onze militares, é anfíbia, possui proteção balística contra munição calibre 7,62 mm perfurante e pode alcançar a velocidade de 100 km/h. Dotada de uma torre com canhão 30 mm, o Guarani executou disparos em alvos fixos a 150, 500 e 1.500 m, e atingiu precisamente alvos móveis localizados a 1.000 m, rastreando-os automaticamente por meio de mira eletrônica. A VBTP Guarani é um projeto do Centro Tecnológico do Exército em parceria com o Consórcio Fiat-Iveco.
Na sequência das atividades, foram entregues os dois primeiros exemplares do radar SABER M60, de um lote de nove unidades, que se destina a integrar um sistema de defesa antiaérea de baixa altura, visando à proteção de infraestruturas críticas, além da possibilidade de ser utilizado na segurança aeroespacial durante grandes eventos – a exemplo do que ocorreu, experimentalmente, nos 5º Jogos Mundiais Militares. Receberam os radares a Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea e o 2º Grupo de Artilharia Antiaérea. Projetado por engenheiros militares do Exército Brasileiro e produzido pela empresa OrbiSat, o SABER M60 possui a tecnologia mais moderna do mercado dentre os equipamentos da categoria.
O Guarani e o SABER M60 recebem o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), empresa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O desenvovimento desses novos materiais faz parte da Estratégia Braço Forte, inserido no processo de transformação do Exército Brasileiro, que, por sua vez, está alinhado à Estratégia Nacional de Defesa.






FONTE : EB

Nenhum comentário:

Postar um comentário