quarta-feira, 4 de maio de 2011

Exército realiza cerimônia de substituição da Bandeira Nacional em Brasília







Brasília – Tradicional cerimônia cívico-militar da Capital Federal, a substituição da Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes, em Brasília, foi realizada em solenidade especial, no dia 1º de maio, sob coordenação do Exército Brasileiro.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante do Exército, General-de-Exército Enzo Martins Peri, acompanhado pelos Embaixadores da Irlanda, do Gabão e do Panamá. Compareceram à cerimônia adidos militares estrangeiros acreditados no Brasil, Oficiais-Generais do Alto-Comando do Exército,  autoridades civis e militares e convidados.

A solenidade é realizada no primeiro domingo de cada mês. Neste mês de maio, a cerimônia, conduzida pelo Comando Militar do Planalto, teve, na composição da tropa, seiscentos alunos do Colégio Militar de Brasília (CMB), dos Ensinos Fundamental e Médio.

O Batalhão Escolar, como é chamado o grupamento do CMB, fez uma apresentação cultural com sua Banda de Música, composta por 180 alunos, com o Coral de mais de 100 vozes e com  35 bailarinos do Corpo de Baile. Completou a apresentação um grupamento de gaitas de fole. O carneiro Nicodemos, mascote da escola, foi conduzido pelos componentes mais jovens da Instituição.

À frente dos alunos, esteve a Coronel-Aluna Renata Giarola, de 17 anos, Comandante do Batalhão Escolar. A tropa foi composta pela Guarda Bandeira, Estado-Maior, Bandeiras Históricas e três grupamentos com alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Médio. Para o cerimonial, o CMB realizou a Ala de Honra para as autoridades presentes.

A Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes, está permanentemente hasteada a 100 metros do chão. Medindo 182 m2, está presa a um mastro especial formado por  24 hastes metálicas, construído como símbolo de diálogo e de convergência de todas as Unidades da Federação e dos Três Poderes da República.

FONTE : EB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário