quinta-feira, 7 de julho de 2011

Vale do Reno – A entrada em linha de Batalha


PISA – Aí permaneceria até 13 de novembro, armando-se, equipando-se e recebendo a dotação do material bélico que lhe competia. A instrução tática de além mar foi intensificada e várias turmas de oficiais e praças estagiaram no front do 6º Regimento de Infantaria, na região de Braga.



* Feridos em exercícios de minas em Marina di Pisa: 1º Ten. Luis Gonzaga de Moura e soldado Otonil Nery. 

*Mortos: Cabo Justiniano José Ladeira e soldado Orlando Ferreira Martins. estas foras a primeiras baixas do Regimento Sampaio em solo italiano.

Da Área de Treinamento de Pisa; passou o REGIMENTO a de Filetole, onde foi submetido a um período de verificação de treinamento, sumário, donde os acontecimentos o levaram, antecipadamente, à entrada em linha de batalha, no Vale do Reno. A chegada, pois, do REGIMENTO SAMPAIO ao Teatro de Operações, já o DESTACAMENTO FEB (1º Escalão) estava engajado a fundo contra o inimigo alemão. E curiosa fora a simbologia da estréia dos brasileiros, nesta luta da civilização contra a barbárie: a Torre de Pisa e a Linha Gótica, dois contrastes em confronto. E à sombra muitas vezes secular da venerável Torre que Galileu imortalizara, guerreiros da livre América, com o romper-lhe o cerco, resgatariam à pátria de Colombo a nobre dívida do descobrimento do audacioso flibusteiro genovês…

Continua…………

Nenhum comentário:

Postar um comentário